Gilberto Franco
Gilberto Franco, lighting designer, é arquiteto, formado pela FAU-USP em 1981, com 45 anos de profissão. Pioneiro na consolidação do lighting design no Brasil, participou de mais de 3 000 projetos desde então. Recebeu diversos prêmios, sendo o mais notório o IALD Award of Merit pelo projeto da Estação da Luz / Museu da Língua Portuguesa (2004) — o mais importante da categoria, que reconhece a excelência em iluminação arquitetônica. O trabalho destacou-se por integrar de forma inovadora a luz à arquitetura histórica da Estação da Luz, valorizando o espaço e a experiência dos visitantes.
Durante as décadas de 1980 e 1990, participou de projetos emblemáticos, como o Palácio do Itamaraty, o Edifício Citibank São Paulo e a Embaixada do Brasil em Buenos Aires, além de ter desenvolvido cerca de 700 outros projetos no escritório Esther Stiller e Gilberto Franco. Nesse período, também projetou refletores e conjuntos ópticos de luminárias para diversos fabricantes.
Além das atividades profissionais, dedica-se ao fortalecimento do lighting design no Brasil e no exterior. É um dos fundadores da AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação), onde atuou como diretor e presidente, e foi por quatro anos Director-at-Large da IALD – International Association of Lighting Designers, a mais prestigiosa associação internacional da área. Atua regularmente como jurado em premiações nacionais e internacionais, como os IALD Awards, GE Edison Awards, IES Awards, Prêmio Iluminet e Prêmio Museu da Casa Brasileira.
Proferiu palestras no Brasil e no exterior, ministra cursos e escreve para revistas especializadas. Participa ativamente de feiras, congressos e fóruns internacionais de iluminação. Desde 2011, possui o título de LEED Green Associate.
-

gilberto franco
-

livia berriel
-

juliana vicenzi
-

débora colombo
-

priscila pacheco
-

amanda toranzo
-

giulia lamounier
-

silvia monteiro
-

julia alves
-

bruna novaes
-

bruno chiomento
-

inamara prado
-

raphael penachioni

