O escritório franco+berriel é uma sociedade de arquitetos especializados em lighting design, existente desde 1997, atuante em todos os segmentos da iluminação arquitetônica e urbana.

Originalmente denominado como Franco + Fortes, posteriormente Franco Associados, teve a atual denominação a partir de 2020, quando Gilberto Franco, se associou a Livia Berriel. Em 2025 a arquiteta Juliana Vicenzi, então coordenadora de projetos, incorporou-se à sociedade.

Fundador da empresa, Gilberto Franco tem 45 anos de profissão, e foi pioneiro na consolidação do Lighting Design no Brasil, tendo participado de mais de 3000 projetos desde então. Recebeu diversos prêmio sendo o mais notório o IALD Award of Merit, com o projeto da Estação da Luz / Museu da Língua Portuguesa (2004).

Livia Berriel, após trabalhar por dois anos na então Franco+Fortes, deixou o posto em 1995, mesmo ano em que concluiu seu Master em Architectural Lighting Design na Hochschule Wismar, Alemanha. Atuou também como gerente comercial em multinacionais de iluminação (Philips, GE), e como gerente de projetos em escritórios de interiores corporativos (Provecto, A|W). Em 2019 retorna como coordenadora ao escritório Franco Associados por um ano, até sua integração à sociedade.

Juliana Vicenzi é arquiteta e mestre em Engenharia de Construção Civil na UFPR, com foco em sustentabilidade e qualidade do ambiente construído. Entre 2016 e 2020 atuou como Head de Iluminação na Pitá Arquitetura, atuando em espaços corporativos, educacionais, edifícios e grandes obras. Atua também como professora da Pós-graduação de Lighting Design no Centro Universitário Belas Artes e na Universidade Católica de Santa Catarina, desde 2014. Em 2020 entra na Franco+Berriel como líder e coordenadora de projetos, até sua integração ao escritório em 2025.

Completam o time as arquitetas Priscila Pacheco e Débora Colombo (coordenadoras), os arquitetos Amanda Toranzo, Giulia Lamounier, Ítalo Maia, Bruna Novaes, Evelyn Carvalho, Bruno Chiomento (líderes de projeto), e os estagiários Júlia Alves e Raphael Penachioni.

portfólio

“A luz é matéria-prima

da expressão arquitetônica.”

Gilberto Franco